500 FRANCOS CFA PREÇO MÍNIMO POR QUILO DE CASTANHA DE CAJÚ

...

500 FRANCOS CFA PREÇO MÍNIMO POR QUILO DE CASTANHA DE CAJÚ

Radio SolMansi, 24 Feb 2017

URL: http://www.radiosolmansi.net/index.php/News/500-francos-cfa-preco-minimo-por-quilo-de-castanha-de-caju.html
O governo guineense fixou, quinta-feira (23/02), o preço de quinhentos fracos CFA como preço mínimo por quilograma de castanha de caju deste ano. A abertura oficial da campanha será no próximo dia 31 de Março

A medida vem expressa no comunicado do conselho de ministros desta quinta-feira que fixa igualmente a base tributaria em 1.150 dólares por toneladas a exportar.

Por outro lado, o conselho de ministro aprovou, sob proposta do conselho de ministros especializados para a área económica e financeira, o projecto de decreto relativo á comercialização interna e externa da castanha de Caju, regulamentação da profissão de intermediário de castanha de Caju e o projecto de decreto sobre a regulamentação da profissão de exportador da castanha.

O produto é o maior peso de rendimento na economia da Guiné-Bissau que agora passa a ser o quarto maior produtor mundial e segundo em África, depois da Costa do Marfim.

Entretanto, segundo a mesma nota que a Rádio Sol Mansi (RSM) tem acesso, o colectivo governamental analisou o processo de concurso para a concessão e exploração do Porto de Bissau, ao qual instruiu o ministro dos transportes no sentido de prosseguir com a negociação com as duas empresas concorrentes e submeter a sua consideração a melhor oferta para efeitos de decisão final.

Igualmente deu a sua anuência para alargar a cobertura nacional do sistema nacional de áreas protegidas de cerca de 15 para 26,3% do território nacional.

No capítulo das nomeações houve movimentações de pessoais na presidência do conselho de ministros, no ministério do comércio e no ministério dos negócios estrangeiros com promoção a categoria de embaixador.