Outubro Rosa: OIM e Secretaria de Saúde de Roraima realizam ações para brasileiras e venezuelanas

...

Outubro Rosa: OIM e Secretaria de Saúde de Roraima realizam ações para brasileiras e venezuelanas

Outubro Rosa, 05 Nov 2019

URL: https://brazil.iom.int/news/outubro-rosa-oim-e-secretaria-de-sa%C3%BAde-de-roraima-realizam-a%C3%A7%C3%B5es-para-brasileiras-e
Com o intuito de conscientizar às populações brasileira e venezuelana sobre a prevenção do câncer de mama, a Organização para as Migrações (OIM), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU - RR), realizou diversas ações durante o mês de outubro. As atividades da OIM, que integraram a campanha Outubro Rosa, foram realizadas em Boa Vista e no município fronteiriço de Pacaraima.

“Outubro Rosa é uma campanha de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero. É muito importante para conscientizar e incentivar a mulher a observar o seu próprio corpo e a fazer a prevenção e o diagnóstico precoce através de ultrassom e mamografia”, explica a diretora do Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia da SESAU-RR, Cláudia Cristina de Almeida.

Durante o mês, servidores da SESAU e colaboradores da OIM foram às ruas com camisetas rosas da campanha distribuir folders explicativos contendo informações sobre fatores de risco, diagnóstico e como ficar alerta para se prevenir. O material, produzido em português e espanhol, também foi entregue nos Postos de Interiorização e Triagem (PITRIG) de Boa Vista e de Pacaraima.

Uma sessão informativa sobre o câncer de mama foi ainda realizada na ocupação Ka’Ubanoko em Boa Vista. Durante uma manhã, a diretora do Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia da SESAU-RR explicou para as venezuelanas indígenas e não indígenas que residem no local como fazerem o autoteste e tirou dúvidas sobre a doença.

“O trabalho conjunto entre a OIM e a Secretaria Estadual de Saúde nas atividades de promoção da saúde possibilita uma maior abrangência nas ações e a extensão do apoio humanitário no estado. A parceria na campanha Outubro Rosa foi muito positiva, pois alcançamos um número ainda maior de mulheres em Roraima, incluindo as refugiadas e migrantes”, destaca o coordenador de saúde da OIM, Mateus Falcão.

A campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama é realizada todos os anos durante o mês de outubro. O intuito é orientar a população sobre o autoexame para detecção precoce do câncer de mama. Seja por meio do autoexame, indicado para pacientes com idade inferior aos 50 anos, sem histórico de câncer de mama na família, seja pelo acesso aos serviços de saúde que podem realizar diagnóstico, exame de mamografia preventivo para mulheres acima de 50 anos, procedimentos, biopsia e tratamento.

As atividades da OIM de apoio à campanha Outubro Rosa da SESAU-RR foram realizadas com o apoio financeiro do Governo do Japão.