Equipamentos de Saúde doados pela OIM irão reforçar a rede pública de Roraima

...

Equipamentos de Saúde doados pela OIM irão reforçar a rede pública de Roraima

OIM Brasil, 23 Apr 2020

URL: https://brazil.iom.int/news/equipamentos-de-sa%C3%BAde-doados-pela-oim-ir%C3%A3o-refor%C3%A7ar-rede-p%C3%BAblica-de-roraima
Boa Vista - Com o intuito de reforçar a rede pública de Saúde que deve enfrentar a pandemia de covid-19 e responder a demanda dos roraimenses e venezuelanos, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizou, nesta quarta-feira (6), a doação de dois ultrassons à Secretária de Estado da Saúde de Roraima (SESAU-RR). A ação irá beneficiar mais de 50 mil usuários do Sistema Único de Saúde do estado no período de um ano.



Os equipamentos de alta resolução acompanhados de transdutores reto, curvo e endocavitário ficarão disponíveis no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, e no Hospital de Rorainópolis, duas das principais unidades hospitalares do estado. Eles serão úteis para procedimentos variados incluindo exames de pré-natal, diagnósticos cirúrgicos e observação de fraturas, por exemplo.



‘’A doação desses equipamentos para os hospitais garantem com que médicos e outros profissionais de saúde possam fazer o diagnóstico precoce, atendimento de urgência e emergência, por exemplo, para brasileiros e venezuelanos e garantem o apoio da OIM à população de todo o estado, fortalecendo a atenção hospitalar’’, informa a médica da equipe de saúde da OIM, Katiza Reis.



No Hospital Materno de Boa Vista, o ultrassom será instalado na área destinada às gestantes suspeitas de covid-19, evitando assim que circulem por outras alas do hospital. Já em Rorainópolis, o equipamento irá facilitar o atendimento local da região sul do estado, evitando deslocamentos para a capital.



“Nesse momento que vivemos uma emergência em saúde, agradecemos à OIM por reforçar a capacidade de resposta da rede pública de saúde do estado. Somos gratos pela dedicação e companheirismo com a toda a população”, destaca a secretária adjunta Estadual de Saúde, Patrícia Renovato.



Ações em saúde em Roraima



Esta foi a terceira doação de equipamentos de saúde realizadas em Roraima este ano. Em março, o município de Pacaraima foi beneficiado com estetoscópios de alta precisão cardiológica e respiratória, monitores digitais para aferição arterial e nebulizadores portáteis de malha fina. No mesmo mês, a Secretaria Estadual também recebeu auto refratores, eletroencefalograma e ultrassons.



“Estas doações de equipamentos de saúde são um exemplo da preocupação da OIM em promover uma migração segura, ordenada e digna, e de reforçar seu apoio também com às comunidades de acolhida, neste caso os roraimenses”, destaca o gerente de projeto da OIM, Joaquim Torrinha.

“Elas são a materialização de uma parceria forte com os governos locais e demais autoridades, e é com enorme satisfação que vemos que estes equipamentos irão reforçar os serviços públicos de saúde em Roraima”, complementa Torrinha.

Esta e as demais ações em saúde são realizadas com o apoio financeiro do Governo do Japão. O intuito é garantir assistência humanitária nas áreas de atenção primária à saúde por meio do suporte assistencial em saúde a venezuelanos e a população do estado. As atividades são pensadas e executadas em consonância com o Sistema Único de Saúde e diferentes esferas de governo.



Imagem (c) SESAU - RR