Fundação brasileira Getúlio Vargas quer ajudar Guiné-Bissau a combater a fome

...

Fundação brasileira Getúlio Vargas quer ajudar Guiné-Bissau a combater a fome

SAPO24, 04 Apr 2017

URL: http://24.sapo.pt/noticias/internacional/artigo/fundacao-brasileira-getulio-vargas-quer-ajudar-guine-bissau-a-combater-a-fome_22192080.html
Uma equipa da fundação Getúlio Vargas encontra-se na Guiné-Bissau a convite do ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária guineense, Nicolau dos Santos, para troca de experiências no domínio da produção do arroz, animais e mecanização agrária.

A missão participou hoje num encontro preparado pelo governo guineense, em que estiveram presentes representantes em Bissau do Programa Alimentar Mundial (PAM), Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO), Banco Africano de Desenvolvimento (BAO) e União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

O encontro serviu para os participantes trocarem experiências sobre as melhores estratégias para o combate da falta de alimentos na Guiné-Bissau sobretudo como suprir o défice do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses.

Números do governo apontam para um défice do arroz anual no país na ordem de cerca de 100 mil toneladas.

Valendo-se da experiência de mais de 50 anos do Brasil, Sinfónio Júnior explicou aos presentes que a fome só pode ser combatida com a "produção em grande escala da comida" e não "com discursos ou teorias".

O representante da fundação acredita que a Guiné-Bissau "pode dar um soco na fome", com "a produção agressiva e de forma empresarial" de alimentos, sem prejudicar os saberes tradicionais dos cerca de 120 mil pequenos agricultores do país, disse.

Sinfónio Júnior diz ser responsabilidade do Brasil transferir para "os irmãos de países de língua portuguesa" a sua experiência, mas também a sua tecnologia para mudar a agricultura nesses Estados.

Daí que considere incompreensível que a Guiné-Bissau, com todo o seu potencial agrícola, tenha apenas 44 tratores agrícolas.

"Não tem cabimento uma coisa dessas", afirmou Sinfónio Júnior para anunciar que o Brasil pode ajudar a melhorar a agricultura guineense com máquinas, adubos e sementes e desta forma aumentar a produção do arroz.

O ministro Nicolau dos Santos enalteceu a disponibilidade do Brasil em ajudar a Guiné-Bissau, mas indicou que o país africano não irá precisar de fazer um percurso de 50 anos para atingir a autossuficiência alimentar.

Nicolau dos Santos fez notar que a Guiné-Bissau "tem todas as condições para fazer vincar a agricultura", contando com água e mais de 400 mil hectares de terras aráveis, disse.