UEMOA/ Inaugurada em Bissau primeira sede da organização nos países membros

...

UEMOA/ Inaugurada em Bissau primeira sede da organização nos países membros

Agência de Notícias da Guiné, 03 Nov 2016

URL: http://www.ang.gw/cpnoticias.php?id=1978&categoria=nacional
UEMOA/ Inaugurada em Bissau primeira sede da organização nos países membros
2016-11-03
(ANG) - A representação da União Económica e Monetária Oeste Africana passou, a partir de hoje, a contar com a própria sede, incluindo residência do seu representante no pais, sita no bairro de Enterramento, arredores de Bissau.


Trata-se de um complexo administrativo que cobre uma área de mais de 6.200 metros quadrados e que passa a abrigar todos os departamentos que compõe o gabinete da representação da organização no pais.

O Presidente da Republica que presidiu a cerimónia de inauguração destacou que o novo empreendimento vai marcar a paisagem urbana de Bissau e proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores da comissão no pais.

¨É mais do que um testemunho da presença física da Comissão da UEMOA na Guiné-Bissau¨, referiu na altura José Mário Vaz que avança que, acima de tudo, trata-se de um farol institucional na difusão dos valores tradicionais de coesão e de solidariedade da organização no pais, e no cumprimento dos objetivos da sua criação.

A nova infraestrutura, na opinião do Chefe de Estado, vai contribuir, com eficiência, para a implementação de políticas e reformas no quadro da União, o emprego, formação de quadros nacionais e na tradução da documentação de francês para português.

O Presidente da Republica sublinhou que a sua presença vem reforçar a vontade expressa no acto da adesão da Guiné-Bissau na UEMOA, em 1997, assim como demonstrar a fé do povo guineense na bondade e virtude da cooperação, amizade e solidariedade entre os estados membros.

O presidente da Comissão da UEMOA, Habibo Soumare, indicou que a colaboração entre a sua organização é muito frutuoso e citou como exemplo, os 40 projetos e programas avaliados em 52 mil milhões de francos CFA a favor da Guiné-Bissau, dos quais, mais de metade já fora desbloqueado.

Para o Presidente da Comissão, a Guiné-Bissau representa um símbolo da solidariedade partilhada e a firmeza na integração no espaço comunitário.

Soumare acrescentou que a construção da nova sede permitiu a criação de emprego para jovens.

Segundo dados disponíveis, a obra de construção da nova sede da UEMOA absorveu um total de 3 mil milhões de Francos CFA e foi executada pela Agencia Guineense de Execução dos Trabalhos de Interesse Publico e Promoção do Emprego (AGEOPPE).

ANG/JAM/SG